quinta-feira, 3 de março de 2016

Poliestireno

Poliestireno

       Em 1839, o farmacêutico berlinense Eduard Simom destila resina de estireno a partir da árvore liquidâmbar turca. Um século depois, isso foi desenvolvido e transformado em poliestireno pela empresa alemã IG Farben.



     
      O estireno é um hidrocarboneto (carbono ligado com hidrogênio) não saturado. Sua fórmula química é C6H5CHCH2. Em temperatura ambiente esse composto se apresenta como um líquido oleoso que pode ser extraído da árvore liquidâmbar turca (Liquidambar styaciflua).  
       A polimerização do estireno resulta em composto chamado poliestireno. Trata de uma resina do grupos dos termoplásticos, cuja característica reside na fácil flexibilidade sob influência do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. Esse composto é usado para a produção de vários produtos, como isopor, copos plásticos

Tipos de poliestireno:

Poliestireno cristal - homopolímero amorfo, duro, com elevado nível de refração. É usado em artigos de baixo custo, como copos plásticos.
Poliestireno de alto impacto-  Sua composição possui de 5 a 10% de borracha (elastômero). É muito usado para fazer móveis, como gavetas, armários, e brinquedos.
Poliestireno expandido - Conhecido popularmente como Isopor ( nome da empresa).  O plástico é polimerizado na presença do agente expansor.  Durante seu aquecimento, o plástico se volatiliza, dando ao Isopor aquela estrutura formada de várias bolinhas. Apresenta baixa densidade e bom isolamento térmico.  É usado, por exemplo, na fabricação de pranchas de surf e no isolamento interno das geladeiras.
        
         Esse composto é muito importante para as empresas hoje dia por suas características favoráveis, como:

- Baixo custo;
- Elevada resistência a compostos alcalinos e a ácidos;
- Fácil processamento de moldagem em altas temperaturas;
- Isolante térmico;
- Reciclável.




Referências:

Jacques, F. B 2010. Mercado brasileiro de poliestireno com ênfase no setor de eletrodomésticos. Lume Repertório Digital. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. http://hdl.handle.net/10183/35191

Porto, Gabriela http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/isopor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário