terça-feira, 22 de março de 2016


Poliestireno: Um composto orgânico

      A primeira pergunta a ser feita é: Por que o Poliestireno é um composto orgânico? Para que essa perguntar seja respondida, precisa-se primeiro entender o que são moléculas orgânicas e inorgânicas.
         

 - Moléculas orgânicas e inorgânicas 

          A caracterização das moléculas como orgânicas e inorgânicas deu-se no século XVIII. Naquela época, as moléculas orgânicas eram consideradas aquelas produzidas pelos seres vivos, e as inorgânicas não. Essa ideia foi alterada com o descobrimento do carbono e com a experiência do químico Friedrich Whöler que, em 1828, conseguiu produzir ureia (composto orgânico) a partir do cianeto de amônia (composto inorgânico). 
         A partir desse descobrimento, uma nova caracterização para os compostos orgânicos e inorgânicos foi criada. As moléculas orgânicas são aquelas que apresentam sua composição de hidrocarbonetos (hidrogênio ligado ao carbono) , como o metano (CH4); e as moléculas inorgânicas são aquelas que não apresentam em sua estrutura carbono ligado ao hidrogênio ou qualquer outra molécula que não seja formada de hidrocarbonetos, como C02, CaC2, H20 E HCl. 


- Composição do Poliestireno: 


  O poliestireno apresenta uma cadeia formada de hidrocarbonetos. Sua forma molecular é (C8H8)n. Pode-se dizer então que o Poliestireno é um composto orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário