quarta-feira, 27 de abril de 2016

Poliestireno é um polímero. Vamos falar sobre dois tipos de polímeros.


Homopolímeros e heteropolímeros (co-polímeros)



Outra forma de caracterizar os polímeros é dividi-los em homopolímeros e heteropolímeros. Muitos dos polímeros conhecidos, tais como poli (Cloroeteno) são produzidos a partir de um único monómero e por isso são referidas como homopolímeros (Esquema 1):



 

Um heteropolímero, ou como eles são mais comumente conhecidos, um co-polímero, é produzida a partir de dois ou mais monómeros.

Existem vários tipos de co-polímero. Um tipo é produzido quando dois ou mais monómeros são misturados e polimerizados conjuntamente. Dependendo das reatividades dos monómeros, eles podem formar polímeros com diferentes arranjos das unidades de monómero (Esquema 2).

SBS é um exemplo de um co-polímero de bloco. SBS é assim chamado com S referindo-Estireno (fenil eteno) e B para Buta-1,3-dieno. Em primeiro lugar, feniletano é polimerizado. Buta-1,3-dieno é então adicionado e adiciona sobre ambas as extremidades reativas das moléculas para formar SBS poli (fenileteno):



Outro tipo de co-polímero é conhecido como um co-polímero de enxerto. Um exemplo é o ABS. A é acrilonitrilo, o nome trivial de propionitrilo.

A espinha dorsal do polímero é formado a partir de fenileteno (estireno) e buta-1,3-dieno. Propionitrilo (acrilonitrilo) é adicionada ao sistema e forma uma cadeia lateral enxertados na espinha dorsal. O nitrilo aumenta a dupla ligação na unidade de butadieno:


Os co-polímeros são muito úteis uma vez que têm as propriedades dos polímeros constituintes e, portanto, pode ser produzido para fins específicos. Por exemplo, poli (fenileteno) (poliestireno) é frágil, mas quando é copolimerizada com buta-1,3-dieno, o último dá a resiliência e resistência do polímero. Conhecido como Poliestireno Alto Impacto (HIPS), pode agora receber impactos sem danos.



Estruturas de diferentes tipos de co-polímeros



Diferentes tipos de co-polímero apresentam propriedades diferentes. No lado direito, os tubos de ensaio médicos são feitas de um copolímero aleatório de etileno e propeno que fornecem um material flexível e transparente. A seguir, o revestimento do cabo é um co-polímero de bloco de dois alcenos, obtendo-se um material muito duro, com propriedades semelhantes à borracha.